Lembranças de um grande homem

Da esquerda para a direita, Márcio, Marcinho, Leila e Caio

Da esquerda para a direita, Márcio, Marcinho, Leila e Caio

Hoje, olhando alguns arquivos antigos, encontrei essa matéria escrita em 2008, como trabalho da graduação em jornalismo. Uma tentativa de perfil com um homem que foi/é referencial para mim e um dos maiores incentivadores que tive na vida: meu tio Márcio, um dos bons que nos deixou muito cedo. Mas que muito aqui deixou… Decidi publicá-la, sem edição, mesmo sabendo que, seis anos depois, mudaria muita coisa no texto (que não é dos melhores). Peço, antecipadamente, perdão pelos deslizes.

Família e determinação são as bases do sucesso de empresário mineiro

Márcio Antônio Silva, 48, estava sentado em sua mesa, em frente a um computador pessoal, lendo alguns e-mails, enquanto conversávamos, dividindo a sua atenção entre a entrevista e o trabalho. Sua empresa, com três anos de idade, fica no bairro Prado, região oeste de Belo Horizonte. Mas é raro encontrá-lo lá. Márcio diz que é importante visitar os clientes. “O relacionamento com os clientes é a base do sucesso de uma empresa”, ressalta o “gestor” da Construsite Brasil, título com o qual prefere ser identificado. Em sua infância, a internet ainda era uma realidade muito distante. Em meio às brincadeiras de rua e às frequentes peladas foi que ele cresceu. O contato com a tecnologia, que hoje é a base de seu trabalho, veio muitos anos mais tarde, por volta dos 32 anos de idade, após muitas outras experiências profissionais. “Meu primeiro emprego foi de chaveiro. Trabalhava pro meu tio”, conta com orgulho. “As crianças de hoje crescem em frente ao computador. Na minha infância eu corria atrás da bola”, lembra Márcio. Apaixonado por futebol, é cruzeirense, assim como seus dois filhos, Caio, 14, e Márcio Vinícius, 19, dos quais fala sempre com muito orgulho e um imenso sorriso no rosto. “Joguei bola até os 14 anos, quando descobri algo melhor, que é mulher”, afirma. Na adolescência, era muito namorador. “Sempre joguei no atacado, nunca no varejo”, brinca. Aos 16 anos conheceu Leila, um ano mais nova. “Só voltei a jogar bola depois de casado”, lembra. Sobre o casamento, Márcio diz que eram tantas garotas em sua cola que foi difícil escolher. “Mas escolhi bem demais”, completa.

Há três anos, quando decidiu largar um emprego estável, onde recebia um salário “confortável”, para investir no sonho de uma empresa de construção e hospedagem de sites, o apoio da família foi crucial. “Tivemos que mudar um pouco o nosso estilo de vida, já que não teríamos mais uma renda certa no fim do mês”, conta sua mulher Leila. “Ele não queria mais trabalhar para os outros”, explica. Casados há mais de 24 anos, ambos dizem que não se arrependem em nenhum momento. O segredo de tanto tempo de união, segundo Márcio, “é aprender calar em muitos momentos”.

Ao falar dos filhos, o orgulho do pai torna-se evidente. “O Caio é um menino acima da média”, afirma. Para ele, o filho caçula, companheiro de Mineirão nos jogos do Cruzeiro, é muito “diferente e inteligente”, além de ter pontos de vista bastante definidos. Márcio Vinícius, o “Marcinho”, cursa Ciências da Computação, serve o Exército e ainda faz manutenção e outros serviços relacionados à computação. “Ele é um cara totalmente centrado e responsável”, conta o pai, orgulhoso. Sobre o Exército, acredita que a experiência vai ajudar na formação do filho, aumentando sua responsabilidade e disciplina. “Depois disso, ele está preparado para ter qualquer chefe na vida”, afirma.

Se, por um lado, o pai coruja orgulha-se ao falar dos filhos, a emoção dos garotos ao falar de Márcio também é visível. “Véi [sic], meu pai é um guerreiro, tá ligado? [sic]. Ele nasceu pobre e subiu na vida”, conta Caio, que não esconde a admiração que sente pelo pai. Devido à falta de tempo, Márcio Vinícius só foi encontrado no celular. “Ele é fundamental pra mim, me instrui, me aconselha”, conta . Para ele, o pai é um exemplo, pela garra, pela determinação, pela vontade e pelos valores que transmite a todos com quem convive. “Ele é meu herói, meu incentivo para correr atrás dos meus sonhos”, completa.

Com a Construsite Brasil já realidade, há dois anos Márcio teve a idéia de um projeto inovador, o site de buscas TodoBH. Voltado para buscas comerciais em Belo Horizonte e na região metropolitana, o serviço filtra os resultados, evitando apontar sites sem relação alguma com o que o usuário precisa. “Eu procurava em alguns sites de busca restaurantes de Belo Horizonte e apareciam coisas que não tinham a ver com o que eu queria”, explica. Foi daí, segundo ele, que surgiu a idéia do site local, que possui mais de cinco mil empresas cadastradas. “Conseguimos tudo isso sem nenhuma campanha de divulgação”, afirma.

Márcio e Leila consideram que a empresa ainda é um bebê. De pequeno porte, eles apostam que os resultados já têm chegado. Frutos de muito trabalho, esforço e dedicação. “Ele é muito determinado, positivo, otimista e contagia a todos”, diz a mulher, que se considera um ponto de equilíbrio na relação, já que, para ela, ele é um pouco precipitado nas decisões. Mesmo assim, ela não tem dúvidas de que o marido acertou na decisão de correr atrás do seu sonho. Que não é recente, lembra Márcio. A vontade de trabalhar com internet surgiu no primeiro contato, em 1992. “Foi amor à primeira vista”, define. Ele já foi vendedor de automóveis e de consórcios, dono de um barzinho na Savassi e, recentemente, professor de um curso de pós-graduação na área de planejamento e marketing. Depois de tantas experiências, Márcio garante que não se arrepende da aposta na Construsite Brasil. E Leila, que topou se casar com ele e morar por mais de sete anos em São Paulo, onde ele se graduou em Ciências Biológicas, também não mostra nenhum desapontamento. “Está valendo muito a pena”, conclui orgulhosa.

2 respostas em “Lembranças de um grande homem

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s