Sobre o valor das palavras

Imagem: Kleber Bassa

Muito me incomoda a subvalorização das letras em relação às imagens que se vê por aí. Para o diabo com aquela baboseira de “uma imagem vale mais do que mil palavras”. Pode acontecer, mas isso é raro. Há imagens e imagens. Muitas não possuem o valor de uma letra sequer. E é isso o que quase sempre se vê por aí.

O Facebook é um exemplo. Todos os dias, a cada segundo, pessoas compartilham um tanto de imagens que poluem a nossa tela de informações, quase sempre irrelevantes. Claro que há exceções, mas o mau uso da potencialidade de publicar imagens acaba por evitar que tenhamos acesso ao que é bom. No meu caso, mais ainda, uma vez que de um tempo pra cá passei a cancelar a assinatura de qualquer pessoa que publique imagens que, de acordo com os meus critérios, seja desnecessária e/ou de mau gosto.

Sou um admirador das palavras. Desde criança gosto de ler. E hoje, mesmo com menor tempo pra dedicar à leitura, redescubro a cada possibilidade o tanto que é gostoso ler. Não apenas gostoso, mas uma fonte imensurável de aprendizado e conhecimento. Muita gente me pede dicas para aprender a escrever. Sempre dou uma: ler! Ser um bom escritor implica a experiência de ser um ávido leitor. Estudar as regras da gramática normativa não serve pra muita coisa. É preciso, antes de tudo, ler!

São raras as pessoas do meu círculo que também gostam de ler – e que leem. Essa triste constatação vem do fato de que são poucas também as que compartilham algum conteúdo bacana. Quase sempre é mais do mesmo: imagens, correntes e textos cuja autoria é atribuída a alguns autores que, em muitos dos casos, sofreriam se soubessem que aquilo que lhes é creditado.

Enquanto isso, sofro eu – com tanta besteira que, mesmo com os devidos filtros, sou obrigado a ver e ler por aí. Certo de que os que acreditam que “uma imagem vale mais do que mil palavras” nunca leram uma linha de Pessoa, Drummond, Dostoiévski, Saramago e García Márquez. Para citar apenas alguns dos tantos escritores que me ensinaram que nas palavras posso encontrar imagens e mundos que não são alcançáveis por meio de nenhuma outra forma neste mundo.

Uma resposta em “Sobre o valor das palavras

  1. Ô texto lindo! Como trocar cada uma das suas mais de 300 palavras [nesse texto] por alguma das milhares de imagens jogadas por aí, nesse mundo virtual? O triste é saber que muitas vezes coisas boas como essa passam despercebidas em meio as milhares de bobagens que divulgam por aí todos os dias!! As imagens que me desculpem (não posso deixar de dar os parabéns para o Kleber mais uma vez pela ilustração), mas eu prefiro as palavras…

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s