Insegurança, única certeza

Nas últimas semanas, tenho pensado muito a respeito de relacionamentos. Acho até que esse assunto domina meus pensamentos na maior parte do tempo, mas recentemente as reflexões tomaram outra forma.

Minha atenção passou a algo que me intriga e me instiga: a incerteza! É nela que reside a maior parte da beleza de um relacionamento: ele nunca é estável, certo ou seguro. É justamente o contrário. Seja um casamento, um namoro, uma amizade… A insegurança é a única certeza.

Os adeptos da segurança hão de questionar o porquê de a beleza, para mim, residir na incerteza. Algo que considero bem simples. É na incerteza que o Amor verdadeiro pode nascer. É na insegurança que o desejo pode subsistir. É no não saber o futuro que o querer se assenta.

Creio que nunca será possível alcançar a certeza de que o outro nos ama. Garantia só podemos ter daquilo que sentimos. Mesmo assim, isso nem sempre é real. Às vezes temos dúvida. Não é problema. O exercício de deixar o Amor fluir, a despeito da dúvida, constrói relacionamentos mais fortes, duradouros… O outro, penso eu, será sempre um ambiente incerto, onde mora a dúvida. Acreditar no que o outro diz sentir por nós será sempre um risco!

A quem gosta de segurança o tempo todo, o melhor a fazer é evitar relacionamentos. Não adianta, a certeza não é possível. Relacionar-se é arriscar-se a transitar por um território desconhecido, ainda não trilhado.

Mesmo que nós sejamos certeza, o outro será sempre um risco. O próximo será sempre uma possibilidade, uma aposta. Que pode ou não dar certo.

Quando não dá certo, a gente se machuca. Mas apenas um acerto tem o poder de anular a dor das apostas que não deram certo. O meu risco eu assumo diariamente! Na esperança de sempre acertar…

7 respostas em “Insegurança, única certeza

  1. Belíssimas palavras!!!“Relacionar-se é arriscar-se a transitar por um território desconhecido, ainda não trilhado.” Realmente nunca sabemos quais os frutos ou conseqüências de uma relação, o ser humano é totalmente imprevisível, por isso relacionar-se é sempre uma grande aventura.Parabéns pelo Blog! Ta lindo d+Sou presença cativa nesse espaço daqui pra frenteAbração…

  2. André,é sempre bom vê-lo por aqui. ser lido por você muito me alegra. seus comentários, então, fazem um bem danado à minha alma!Kennedy,somos mesmo irmãos, obrigado! :DMichael,seja bem-vindo. é um prazer tê-lo por aqui também!

  3. não comento todos os comentários, como você faz, leandro! não sou democrático, hehe… isso é só quando eu cismoe obrigado pelo elogio. é bom ler coisas boas quando vêm de tiah, também estou com saudade^^

  4. O mais interessante dessa de ter incertezas é não ter espaço pro medo. Quem tem medo não se deixa jogar, e por isso que gosto muito de um versículo bíblico que diz que no "amor não existe medo. Antes do perfeito amor, lança fora o medo" (I Jo 4:18).Gostei bastante do texto. 🙂

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s