Rumo (in)certo em BH

A pouco mais de um mês das eleições municipais, que serão realizadas no dia 5 de outubro, o cenário na capital mineira começa a se configurar. Após duas semanas de propaganda eleitoral gratuita na TV e no rádio, o candidato Márcio Lacerda (PSB) apoiado pelo governador Aécio Neves (PSDB) e pelo atual prefeito, Fernando Pimentel (PT), já aparece na dianteira da disputa com uma vantagem considerável.

Segundo a pesquisa Ibope, encomendada pela Rede Globo e pelo jornal O Estado de S. Paulo, divulgada no último sábado, 30 de agosto, o candidato do PSB saltou de 9% para 40% das intenções de voto. Enquanto a candidata Jô Moraes (PC do B), que até então liderava a disputa, caiu de 18% para 15%; seguida por Leonardo Quintão (PMDB), com 10%.

Percebe-se que o crescimento de Lacerda coincide com o início da famigerada propaganda eleitoral. Entre a última pesquisa – feita antes do horário gratuito na TV e no rádio – e esta divulgada pelo Ibope, o candidato da frente Aécio-Pimentel decolou na simpatia dos eleitores, somando mais 31% das intenções de voto, fato que pode levá-lo à prefeitura ainda no primeiro turno das eleições.

Dentre os novos eleitores dispostos a votar em Lacerda, 22% estavam indecisos ou pretendiam votar em branco ou nulo. Isso demonstra o poder dessa fatia do eleitorado, que pode mudar os rumos de uma eleição. No caso de Belo Horizonte, ao que tudo indica, os rumos já estão definidos. Está nas mãos dos outros 30% (10% que pretendem votar em branco ou nulo e 20% de indecisos) a chance de alterar o final do que parece ser inevitável.

*Com Luís Moreira

Uma resposta em “Rumo (in)certo em BH

  1. Pingback: Indecisos decidem por Quintão « Contradição™

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s